Debian Netinstall - Parte 2

27 outubro 2006

Debian Netinstall - Parte 2

Instalação passo-a-passo do Debian Etch pelo netinstall usando a nova interface gráfica de instalação do Debian Etch.

Após efetuarmos o donwload do cd netinstall e gravarmos a imagem ISO no CD, iremos iniciar o boot pelo CD, então teremos a seguinte tela:

Se pressionarmos F1, teremos um menu com mais opções para iniciarmos o instalador do Debian, para usarmos a instalação gráfica digitaremos installgui.

Iremos escolher agora a linguagem a ser instalada, no nosso caso Português do Brasil


Escolher o País - Brasil

Escolher o Layout do Teclado, no meu caso ABNT2

Escolher um nome para a máquina

Defina o dominio da sua rede

Agora vem a parte que muitos se perdem, a hora de particionar o disco.
Nesse tutorial estava usando uma máquina virtual no vmware como podem perceber pela imagem, então nesse caso vou deixar que ele apague todo o disco para criar as partições para o Debian. Muitos usam dual boot, então terão que dar uma olhadinha na opços de Editar manualmente a tabela de partições, não é nada muito complicado basta apenas um pouco de atenção, para não apagar o que não devia.


Deixei todos em uma mesma partição


Por fim, verifique se a configuração das partições estão correta e mande gravar as alterações no disco.


Configure o Fuso Horário

Defina uma senha para o super-usuário root



Nome completo para o usuário do Sistema


Um login para esse usuário

Senha para o usuário criado acima

Esperar a instalação do sistema básico

Desmarcar a opção de usar espelho de rede

Deixar selecionado Stander System

Marcar para instalar o GRUB na inicialização

Continuar para finalizar a instalação

Após a inicialização do Sistema, heis que temos ums sistema Debian básico instalado pronto para o Login e desfrute de todos.

Nesse ponto o Debian, já está apto para ser usado como desejar, como mencionei na parte 1 desse tutorial, podemos agora instalar somente o que queremos como um servidor LAMP por exemplo, ou um FTP, Firewall, Proxy, Sniffer, HoneyPot, etc, etc.


Debian Netinstall - Parte 3

Iremos fazer agora a instalação do Ambiente Gráfico Gnome e efetuar algumas configurações básica, para usarmos o nosso Debian.

Debian Netinstall - Parte 1

24 outubro 2006

Debian Netinstall - Parte 1

Tanto se fala da forma mais "pura", simples e atraente de se instalar o debian, que é através do CD do netinstall, ou seja você faz o download da iso que tem cerca de 140MB e tem um sistema Debian Básico após a sua instalação.

Aí que vem a parte boa da coisa, depois do sistema básico instalado você instala o que realmente vai precisar, da um certo trabalho pois você precisa saber o que instalar, mais compensa só em saber que não tem nenhum programa desnecessário ocupando espaço, um daemon rodando sem você saber, etc, etc, etc ...

Por exemplo se você estiver montando um servidor somente para hospedar páginas Web, vamos dizer um LAMP (Linux, Apache, Mysql, Php). Basta após a instalação do servidor básico você instalar via apt-get ou aptitude os softwares necessários veja:

# apt-get install apache-common apache
# apt-get install mysql-common mysql-client mysql-server
# apt-get install php4 php4-cgi php4-mysql

E fazer as configurações necessárias de cada serviço, não entrarei nesses detalhes pelo menos nesse tutorial.

Prontinho, um servidor LAMP somente com o necessário para funcionar. Mais seguro pois tem menos programas que possam conter vulnerabilidades, mais estavel, melhor aproveitamendo do disco, etc. Conseguiram entender a vantagem ??


Em breve Parte 2 - Instalação passo-a-passo do Debian Etch pelo netinstall usando a nova interface gráfica de instalação do Debian Etch.

Vejam figura: