5 Lições Corporativas

24 novembro 2006

5 Lições Corporativas

Lição No.1
Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair dele e está se enxugando. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem vai atender a porta, a mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas. Quando ela abre a porta, vê o vizinho Pedro em pé na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Pedrodiz: "Eu lhe dou "$ 800 Reais " se você deixar cair esta toalha!" Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Pedro então entrega a ela os 800 Reais prometidos e vai embora. Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e volta para o quarto. Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro: -"Quem era?" "Era o Pedro, o vizinho da casa ao lado." - diz ela. O marido pergunta - " Ótimo! Ele lhe deu os 800 Reais que estava me devendo ?"

Moral da história : Se você compartilha as informações à tempo, você pode
prevenir "exposições" desnecessárias!!!

Lição No.2
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada à óleo. Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio. O gênio diz: "Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês". "Eu primeiro, eu primeiro !"- grita um dos funcionários. "Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida!" Puf ! e ele se foi. O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:" Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pinas coladas!" Puf ! e ele se foi. "Agora você" diz o gênio para o Gerente. -" Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço ! "

Moral da História : Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.


Lição Nº 3
Um corvo está sentado numa grande árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: "Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?" O corvo responde: "Claro, porque não ?" O coelho então, senta-se no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho.

Moral da História: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar sentado bem no alto!

Lição Nº 4
Na África todas as manhãs, a mais lenta das gazelas acorda sabendo que deve conseguir correr mais depressa do que o mais rápido dos leões se quiser se manter viva. E todas as manhãs o mais lento dos leões acorda sabendo que deve correr mais depressa do que a mais rápida das gazelas, se ele não quiser morrer de fome.

Moral da História: Não faz diferença se você é a gazela ou o leão, quando o sol nascer " comece a correr "!

Lição Nº 5(a melhor)
Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade. Pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas. No caminho ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmente invadiram suas terras. Ao se aproximar lentamente, observa várias garotas nuas se banhando na lagoa. Quando elas percebem a presença do fazendeiro, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam: - " Nós não vamos sair daqui enquanto o Senhor não parar de nos espiar e for embora !" O fazendeiro responde: - "Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés ! "

Moral da História : A criatividade e a rapidez de raciocínio são o que fazem a diferença quando queremos atingir nossos objetivos.


Autor: Desconhecido
Recebi por e-mail do meu amigo Gustavo Carreira

Apt-get do dia - htop

23 novembro 2006

Apt-get do dia - htop

Daremos inicio a série "apt-get do dia" o que é ?

Eu tenho um grande vício no uso do apt-get, acho uma maravilha quando alguém pergunta você viu aquele programa que faz isso, isso e aquilo, e como sou curioso e não gosto ficar para trás, lá vem o apt-get me socorrer então da-lhe apt-get install programa.

Essa ferramenta na minha opinião é a melhor coisa que inventaram para gerenciamento de pacotes. E aí me veio a idéia de compartilhar essas minhas experiências com vocês, então criei a sessão "apt-get do dia" que nada mais é a indicação de algum programa, alguma atualização, com meus comentários pessoais.

Para começar escolhi o htop uma versão melhorada e bem melhorada do top, esse é um dos primeiros pacotes que instalo nas minhas máquinas linux a instalação se dá pelo simples comando:

# apt-get install htop

Para usar

# htop














Pronto temos uma tela bem semelhante ao top, porém com muito mais recurso e com o visual mais caprichado.

Alguns recursos interessantes:

Visualizar arvore
Para visualizar os processos em arvores usamos a opção "F5 - Tree"

Ordenar Processos
Podemos ordenar os processos de várias formas para isso digitamos "F6 - SortBy" e na coluna lateral escolhemos a opção desejada, por exemplo MEM% para ordenar por consumo de memoria.

Mudar prioridade
Para aumentarmos ou diminuirmos as prioridades dos processos usamos as opções "F7 Nice -" e "F8 - Nice +"

Matar processos
Para matar processo, selecionado o processo desejado e apertamos "F9 - Kill" então teremos a coluna ao lado, com as opções que podemos finalizar o processo, é só escolher e pressionarmos ENTER.

Bom é isso aí pessoal, espero que tenham gostado da idéia, do htop e voltem para dar idéias e sugestões de softwares, etc.

Abraços !!!

Debian Netinstall - Parte 3

13 novembro 2006

Debian Netinstall - Parte 3

Iremos fazer agora a instalação do Ambiente Gráfico Gnome e efetuar algumas configurações básica, para usarmos o nosso Debian.

1 - Iremos fazer uma atualização do nosso sistema para obtermos os ultimos pacotes da versão Etch do Debian.

Para isso iremos editar a nossa source.list

# nano /etc/sources.list

e adicionar as linhas abaixo.

deb http://security.debian.org/ testing/updates main
deb http://ftp.br.debian.org/debian testing main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian testing main

2 - Iremos atualizar nossa lista de pacotes.

# apt-get update

3 - Após o downloads da lista de pacotes disponiveis nos repositórios iremos atualizar nosso sistema.

# apt-get upgrade

Irá fazer o download de + ou - uns 50MB.

4 - Instalação do ambiente gŕafico com o gerenciador Gnome

Para termos o gnome bem enxuto, com quase nada de utilitarios apenas o básico mesmo.
# apt-get install x-window-system gnome-core gdm + ou - 140MB

Para termos um gnome com mais ferramentas, com temas, plugins, e alguns programas a mais.
# apt-get install x-window-system gnome-desktop-environment + ou - 215MB

No nosso caso vamos usar a primeira opção, bem enxuta.

Após o downloads do arquivos irá aparecer algumas telas de configuração, como a do o X por exemplo, no meu exemplo deixei marcado apenas as 3 ultimas opções de resolução (1024x768 800x600 640x480).












Após a finalização das configurações basta digitar

# /etc/init.d/gdm start

E terá o gerenciador de login gdm esperando você se logar no ambiente gráfico e carregar o gnome.

Prontinho agora, vc já tem uma instalação do debian bem enxuta com o minimo necessário, agora é só começar a instalação dos pacotes que você deseja.

Pode deixar que eu vou dar uma força nisso, em breve mais tutoriais com os pacotes a serem instalados no debian, tanto para desktops quanto para servidores.

Abraços e até mais.