Debian Netinstall - Parte 1

24 outubro 2006

Debian Netinstall - Parte 1

Tanto se fala da forma mais "pura", simples e atraente de se instalar o debian, que é através do CD do netinstall, ou seja você faz o download da iso que tem cerca de 140MB e tem um sistema Debian Básico após a sua instalação.

Aí que vem a parte boa da coisa, depois do sistema básico instalado você instala o que realmente vai precisar, da um certo trabalho pois você precisa saber o que instalar, mais compensa só em saber que não tem nenhum programa desnecessário ocupando espaço, um daemon rodando sem você saber, etc, etc, etc ...

Por exemplo se você estiver montando um servidor somente para hospedar páginas Web, vamos dizer um LAMP (Linux, Apache, Mysql, Php). Basta após a instalação do servidor básico você instalar via apt-get ou aptitude os softwares necessários veja:

# apt-get install apache-common apache
# apt-get install mysql-common mysql-client mysql-server
# apt-get install php4 php4-cgi php4-mysql

E fazer as configurações necessárias de cada serviço, não entrarei nesses detalhes pelo menos nesse tutorial.

Prontinho, um servidor LAMP somente com o necessário para funcionar. Mais seguro pois tem menos programas que possam conter vulnerabilidades, mais estavel, melhor aproveitamendo do disco, etc. Conseguiram entender a vantagem ??


Em breve Parte 2 - Instalação passo-a-passo do Debian Etch pelo netinstall usando a nova interface gráfica de instalação do Debian Etch.

Vejam figura:

0 comentários: