Apt-get do dia - htop

23 novembro 2006

Apt-get do dia - htop

Daremos inicio a série "apt-get do dia" o que é ?

Eu tenho um grande vício no uso do apt-get, acho uma maravilha quando alguém pergunta você viu aquele programa que faz isso, isso e aquilo, e como sou curioso e não gosto ficar para trás, lá vem o apt-get me socorrer então da-lhe apt-get install programa.

Essa ferramenta na minha opinião é a melhor coisa que inventaram para gerenciamento de pacotes. E aí me veio a idéia de compartilhar essas minhas experiências com vocês, então criei a sessão "apt-get do dia" que nada mais é a indicação de algum programa, alguma atualização, com meus comentários pessoais.

Para começar escolhi o htop uma versão melhorada e bem melhorada do top, esse é um dos primeiros pacotes que instalo nas minhas máquinas linux a instalação se dá pelo simples comando:

# apt-get install htop

Para usar

# htop














Pronto temos uma tela bem semelhante ao top, porém com muito mais recurso e com o visual mais caprichado.

Alguns recursos interessantes:

Visualizar arvore
Para visualizar os processos em arvores usamos a opção "F5 - Tree"

Ordenar Processos
Podemos ordenar os processos de várias formas para isso digitamos "F6 - SortBy" e na coluna lateral escolhemos a opção desejada, por exemplo MEM% para ordenar por consumo de memoria.

Mudar prioridade
Para aumentarmos ou diminuirmos as prioridades dos processos usamos as opções "F7 Nice -" e "F8 - Nice +"

Matar processos
Para matar processo, selecionado o processo desejado e apertamos "F9 - Kill" então teremos a coluna ao lado, com as opções que podemos finalizar o processo, é só escolher e pressionarmos ENTER.

Bom é isso aí pessoal, espero que tenham gostado da idéia, do htop e voltem para dar idéias e sugestões de softwares, etc.

Abraços !!!

1 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Nelson

Estou começando com o Linux, estou tentando instalar o Debian via Netinstall... estou apanhando principalmente para configurar a net a rádio, uso uma Samsung SWL2300. Muito boa a indicação.

Abração